Luís de FREITAS BRANCO  (1890 - 1955)

Educado no convívio duma família de tradições intelectuais e artísticas, as suas inclinações musicais cedo se revelaram e vieram a confirmar-se com a composição , aos 14 anos, da canção Aquela Moça, hoje ainda no reportório. Começara a estudar com o compositor Augusto Machado e com Tomás Borba.

 

 Fernando  LOPES GRAÇA  (1906- 1994)

Num dos seus livros, Fernando Lopes Graça conta-nos que, a princípio, a música foi para ele uma espécie de brincadeira. Como qualquer outra criança, gostava de exercitar os dedos no piano, de tear melodias de ouvido.

 

 

Joly Braga Santos     (1924 - 1988)

Joly Braga Santos, nasceu em Lisboa, a 14 de Maio de 1924. Aos 6 anos iniciou os estudos de violino e aos 10 anos de composição. Nesta última disciplina foi discípulo de Luís de Freitas Branco, com quem estudou todas as matérias teóricas, e em cuja doutrinação estética se integrou, tendo convivido constantemente com o seu mestre até à morte deste, ocorrida em Novembro de 1955.

 

 

 José Viana da Motta (1868 – 1948)

José Viana da Motta, nasceu em S. Tomé a 22 de Abril de 1868 e faleceu em Lisboa em 1948, pouco depois de completar os 80 anos.

Foi, sem dúvida, a personalidade mais multifacetada da vida artística portuguesa nos primeiros 50 anos deste século. Virtuoso, pedagogo, compositor, ensaísta e filósofo, de raros artistas se poderá dizer, como do insigne Mestre, que foi exemplo a seguir como modelo de trabalho e tenacidade, servindo-se da sua extraordinária vocação para encontrar, através do domínio absoluto da técnica pianistica, o equilíbrio da forma e do conteúdo num padrão de superioridade mental e de inexcedível dignidade artística e intelectual.

 

 

 Francisco  de LACERDA     (1869- 1934)

Francisco de Lacerda, nascido em S. Jorge, descendente duma família fidalga,fez o curso do liceu em Angra do Heroísmo e no Porto. Como Berlioz, recebeu de seu pai as primeiras lições de música. Também como autor da Symphonie Funèbre et Triomphale, esteve-lhe destinada a carreira a carreira de médico, trocada, em tempo útil, pelas de compositor e chefe de orquestra.